As vacinas são essenciais para a saúde dos seres humanos, uma vez que, elas estimulam o organismo a criar uma espécie de proteção contra doenças infecciosas. Sendo assim, a imunização, por meio de vacinas, tornou-se a principal forma de prevenir certas doenças.
A descoberta de um novo imunizante é uma grande conquista para toda a população, e é para isso que os cientistas trabalham diariamente. Quando uma nova vacina é criada ela é, muitas vezes, exportada para diferentes locais para que seja possível distribuir essa importante descoberta.
E é nesse momento que as datadoras são essenciais, as datadoras ou codificadoras são impressoras industriais que marcam nos frascos ou embalagens dados como data de validade, lote entre outras diversas informações, de uma maneira indelével. Dessa forma é possível a rastreabilidade dos medicamentos biológicos da produção até o consumidor final.
Cada produtor estabelece seu rótulo com as informações de lote, por ser o responsável legal do produto. As impressões do lote nas embalagens caixas ou diretamente no frasco das vacinas permitem o controle minucioso de estoque, a partir do registro de doses distribuídas, desperdiçadas, entradas e saídas. E essa prática, potencializada pelas datadoras, diminui significativamente a perda dos imunizantes por prazo de validades, pois permite a distribuição de acordo com os produtos com a data de validade mais próxima.
Quando há uma falha nesse controle e uma vacina fora do prazo de validade é aplicada, ou a impressão do lote/data de validade é apagada do produto, a orientação é que revacine, uma vez que não há dados que comprovem que a eficácia está mantida. Dessa forma, uma indústria farmacêutica que não investe em codificação de qualidade pode ter diversas perdas de produtos e aumento dos custos de produção, além de ser passível de multas e advertências quando as informações como data de validade e lote não constam nas embalagens.
Portanto, atualmente, as maiores indústrias farmacêuticas optam pelas Datadoras Leadjet, pois elas apresentam o melhor custo benefício e são ideais para este tipo de aplicação. Além de serem fácies de operar as Datadoras Leadjet garantem uma impressão perfeita e indelével com o menor custo de operação do mercado atual.
As impressoras industriais Leadjet proporcionam ao produtor segurança, pois ao utilizá-las a rastreabilidade do produto é realizada de maneira eficiente, evitando que uma vacina com lote com problemas ou com prazo de validade vencido chegue ao consumidor final. De maneira que, a indústria farmacêutica que opta por adquirir as Codificadoras Leadjet, torna-se referência na distribuição dos medicamentos biológicos.
Por fim fica claro que as Datadora são essenciais para a fabricação e distribuição de vacinas. Porém é extremamente importante adquirir uma Codificadora especializada para esse tipo de aplicação, para garantir uma impressão visível e indelével, como é o caso das Codificadoras Leadjet.
Saiba mais sobre os equipamentos leadjet acessando: https://www.grupocij.com.br/jato-de-tinta-continuo-inkjet-cij
