O Impacto da Rastreabilidade na Indústria Alimentícia

O Impacto da Rastreabilidade na Indústria Alimentícia

O Impacto da Rastreabilidade na Indústria Alimentícia

  • As exigências de qualidade sobre a indústria alimentícia são extremamente altas, o que resulta em legislações regulamentadoras que visam garantir essa qualidade e punir quem as não segue rigorosamente. Um produto passa por longa cadeia produtiva até chegar no consumidor final. Caso haja uma irregularidade no mesmo, como identificar qual parte do processo foi responsável pelo erro? E como ter agilidade nas ações de correção desse impasse? É sobre isso que falaremos nesse blog.

  • Com a globalização e o crescimento exponencial na demanda por alimentos, tona-se evidente a necessidade de utilizar métodos e condições intensivas de produção, resultado em difícil identificação da origem do produto e em que condições e circunstâncias ele foi produzido. Quando pensamos em caminho percorrido pelo produto até chegar a mesa do consumidor, estamos falando de rastreabilidade. E de acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, a rastreabilidade é “a habilidade de se rastrear qualquer alimento por todas as etapas de produção, processo e distribuição até chegar ao consumidor final”. Ou seja, é um mecanismo essencial na indústria alimentícia, pois ele abrange toda a cadeia de abastecimento e produção, podendo identificar objetivamente os produtos não conformes e se necessário, retira-los do mercado.

  • A rastreabilidade é feita marcando no produto dados de informações como: lote, data de validade e nome do fornecedor, podendo tanto ser em sua embalagem ou diretamente em sua superfície. Tudo isso além de permitir um acompanhamento da qualidade da mercadoria, aumenta o valor agregado do produto pois é garantia de saúde e segurança do consumidor. 

  • Geralmente essa rastreabilidade é identificada pelo lote dos alimentos, por lote podemos utilizar a definição da RDC n° 24 de 2015, que dispõe sobre o recolhimento de alimentos e sua comunicação à ANVISA e aos consumidores, de acordo com essa resolução “Lote do produto é o conjunto de produtos de um mesmo tipo, processados pelo mesmo fabricante ou fracionador, em um espaço de tempo determinado, sob condições essencialmente iguais.”. Esse código do lote é único e vai acompanhar o produto por todo o ciclo de produção, possibilitando a rápida identificação e controle sobre a logística durante todos os processos. 

  • Essa mesma resolução apresenta em seu parágrafo sexto a seguinte informação: “Todas as empresas da cadeia produtiva devem manter, no mínimo, registros que permitam identificar as empresas imediatamente anterior e posterior na cadeia produtiva e os produtos recebidos e distribuídos.” Essa é uma característica primordial da rastreabilidade e as consequências de não a utilizar da forma correta podem ser perigosas, um exemplo é a contaminação de cervejas produzidas por uma empresa mineira que resultou no falecimento de 10 pessoas e totalizou 29 vítimas. A Agencia Brasil divulgou que foram identificadas informações incompletas nos relatórios de produção e controles de rastreabilidade ineficientes.

  • Já vimos o quão importante e essencial é implantar práticas de rastreabilidade nas industrias alimentícias, como dito anteriormente a rastreabilidade é identificada por dados impressos no produto ou embalagem, essa impressão pode ser realizada de diferentes formas e equipamentos, porém o mais indicado são codificadoras industriais inkjet que possuem marcação por jato de tinta contínuo e impressoras com jato de tinta térmico, pois as mesmas realizam marcações de forma visível, legível e o mais importante: indelével. Essas impressoras são capazes de marcar em qualquer etapa do processo produtivo e garantem qualidade e rastreabilidade com a impressão de diversos dados como: lote, fabricação, código de barras de forma rápida, precisa e confiável. 

  • Portanto fica evidente os diversos benefícios que a rastreabilidade apresenta e a necessidade de implementação da mesma para que haja segurança aos consumidores e aos constituintes do ciclo produtivo de determinada mercadoria, para a agilidade nas ações de correção de irregularidades e responsabilização ao causador. 

  • Para saber mais sobre equipamentos que realizam impressão nos produtos e garantem a melhor rastreabilidade acesse www.grupocij.com ou entre em contato conosco pelo telefone (47) 3801-1997.